Ômega 3 é um conjunto de gorduras, dos quais fazem parte o EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosahexaenoico), considerados do tipo ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa, que hoje são os mais pesquisados e os que apresentam maiores benefícios à saúde humana. São encontrados em maior quantidade em peixes e frutos do mar que vivem em águas frias e profundas, tais como: salmão, sardinha, anchova, cavala e arenque e em algas marinhas. São considerados ácidos graxos essenciais, uma vez que organismo não consegue produzi-los sozinhos e, se não adquiridos pela dieta, devem ser suplementados.
Já os outros ômegas de cadeia curta, encontrados nos óleos de soja, ou de girassol ou de milho, são menos adequados, com poucos benefícios para a saúde, fornecendo mais energia para o organismo.
DHA é o ácido docosahexaenoico, um ácido graxo ou gordura da família do Ômega 3. Ele é encontrado de forma abundante no nosso cérebro, uma vez que metade dele é formada por gorduras.
EPA é o ácido eicosapentaenoico, também é um ácido graxo da família do Ômega 3. O EPA apresenta propriedades anti-inflamatórias, principalmente, através da produção de substâncias chamadas de prostaglandinas. Sendo assim, é importante também estar presente na alimentação ou ser suplementado.